Equipa



EQUIPA

O XirArte de Rua - Encontro de Desenho de Rua e Outras Artes foi inventado e está a ser organizado por Rita Caré, Isabel Alegria e Dina Domingues. Às vezes é preciso que alguém comente que era tão giro fazer qualquer coisa. É claro que depois há que trabalhar muito para que aconteça!


Desenho de Rita Caré
por Dina Domingues, 2015
RITA CARÉ

Vivi em Vila Franca de Xira de 1976 a 2006. Sou bióloga, comunicadora de ciência e gestora de projectos culturais e de divulgação científica. Entre outras coisas, rabisco e pinto aguarela por aí. Anseio por me tornar melhor contadora de histórias e estórias com palavras e imagens. A minha primeira formação em fotografia foi na Associação de Artistas Plásticos de VFX. Participei em várias exposições colectivas e individuais de fotografia em Portugal e Espanha, entre 1998 e 2006, incluindo várias bienais em VFX. Tenho formação e uma grande paixão pelo desenho, a aguarela em abstracto e diários gráficos desde o final dos anos 1990. Desenho ao vivo em ambientes urbanos como forma de meditação e também de reflexão sobre o dia-a-dia e os lugares que visito, utilizando técnicas de aguarela e caneta preta em pequenos cadernos. Participo nos Urban Sketchers Portugal desde 2009. Tenho participado em várias exposições colectivas e individuais de diários gráficos e pintura com aguarela em folhas soltas desde 2007. Organizo workshops de desenho e aguarela e encontros de diários gráficos desde 2013.
Blog - Papiro papirus - Rabiscos e Aguarelas - https://papiropapirus.wordpress.com  


Auto-retrato
de Isabel Alegria, 2015
ISABEL ALEGRIA 

Vila Franca de Xira passou a fazer parte do meu caminho há já alguns anos, desde que vivo em Alenquer. Muitas vezes, ao regressar de Lisboa, passeio no jardim à beira-rio, junto ao cais. Gosto muito de desenhar nesse lugar, de dia ou de noite.
O meu interesse pelo desenho de paisagem começou aos quinze anos, quando passeando no Alentejo cheguei a um lugar que me inspirou a desenhar as quatro direcções rodando em torno de mim própria. A compreensão do espaço, que se desenvolve quando o contemplamos, resulta numa geometria que não é apenas do lugar, mas também nossa, do nosso corpo. O desenho torna visível essa relação, que é desenvolvida à medida do sentir e do caminho de cada um.
O diálogo infinito que se estabelece entre mim e os espaços, continuamente transformados pela luz e pelos ciclos naturais, é o que mantém viva esta paixão pelo desenho e pela pintura de paisagem.
A minha sensibilidade desenvolveu-se muito na atitude contemplativa, sendo a formação em desenho e pintura, a pesquisa quotidiana dos processos criativos e linguagens plásticas, e o encontro e partilha com outros artistas, que vem enriquecendo a minha expressão.
Neste momento dedico-me a tempo inteiro ao desenho e à pintura, tendo vários projectos e trabalhos em curso.
Website em construção - A Cor da Vida, Pintura e Desenho - http://isabelalegriapinturaedesenho.weebly.com


Auto-retrato 
de Dina Domingues, 2015
DINA DOMINGUES 

Vivi em Vila Franca de Xira (Bairro do Paraíso) de 1969 a 1989, mas mantenho o coração em VFX. Sempre gostei de desenhar, mas como não via futuro para os meus desenhos tirei uma licenciatura em matemática aplicada, a outra disciplina que sempre foi paixão. Nos anos oitenta percebi que só desenhar não me chegava e incentivada pelo meu pai, fui aprender a pintar a óleo, participei numa exposição colectiva (com duas pessoas já é colectiva, certo?) com os meus quadros a óleo. Acabei na informática que me divertiu e me consumiu, mas que me deixou pouco tempo para pintar.
Agora sei que gosto de trabalhar com muitos materiais mantendo a paixão pelos papéis, canetas, tintas, muitas tintas e lápis de carvão. Depois um dia … descobri os “Sketchers de rua” e os Diários Gráficos, a partir daí percebi que não era a única “maluca” que andava a desenhar o que via só porque sim.
Blog – Uáite-dog Papéis Riscados - https://uaite-dog.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário